top of page

11 MAIO I 10H-14H30
Passeio com Sabores pela Ribeira das Vinhas

Banner.jpg

Descrição do passeio:

Neste passeio, vamos percorrer uma parte do bonito trilho da Ribeira das Vinhas, partindo do Parque das Penhas do Marmeleiro em direção à Quinta do Pisão de Baixo. Sendo um trilho com declive relativamente suave, foi no passado muito utilizado para o transporte e comércio de produtos agrícolas entre a vila de Cascais e Sintra.

 

A partir do miradouro, vamos apreciar a magnífica vista da paisagem em redor, onde se destacam as formações calcárias conhecidas como Penhas do Marmeleiro. Vamos depois acompanhar o curso da Ribeira das Vinhas, ladeada por freixos, salgueiros e carvalhos, que nos convidam a respirar profundamente e parar para contemplar.

 

No regresso, vamos subir uma das encostas do vale, onde poderemos observar um grupo de cavalos do Sorraia que aqui foi introduzido no âmbito de um projeto de conservação da natureza. Ao longo do passeio, vamos conhecer diversas espécies de plantas comestíveis e flores silvestres que crescem ao longo da Ribeira das Vinhas e nas encostas do vale.

No final do passeio, teremos um piquenique saudável à nossa espera, preparado pela Joana Heitor, criadora do projeto My Family Health Coach.

A Joana vai falar-nos sobre a alimentação adaptada à primavera, e sobre a importância de despertarmos todos os sentidos e de saborearmos os alimentos com tempo.

Informações adicionais:

Nível de Dificuldade: Fácil (Nível 1)

O percurso decorre maioritariamente em terrenos planos ou com declives pouco acentuados e dificuldade técnica reduzida. É adequado a pessoas saudáveis e moderadamente ativas, mas não requer elevada preparação física.

Atividade recomendada para maiores de 8 anos. 

O que levar:

- Botas ou ténis de caminhada com boa aderência;
- Calças confortáveis para caminhada, chapéu e protetor solar;
- Água e alimentos energéticos (frutos secos, barras de cereais);
- O passeio inclui almoço de piquenique.

Ponto de encontro:

Estacionamento do Parque Urbano das Penhas do Marmeleiro, Murches

Coordenadas GPS:

38°43'50.1"N 9°26'01.0"W

Hora de início: 10h00

Hora de fim: 14h30

Dificuldade: Fácil (Nível 1)

Distância: 4,5 km

Preço:

Adultos - 25€

Crianças e jovens até 17 anos - 20

O preço inclui almoço de piquenique

Nº mínimo de participantes: 6

 máximo de participantes: 15

Prazo de inscrição: 9 Maio, até 10h

Contactos

Subscrever a Newsletter

Hearts into Nature

A Hearts into Nature® é uma marca registada de atividades e passeios na natureza, reconhecidos como Turismo de Natureza pelo ICNF.

A guia Filipa Heitor está registada como agente de animação turística no Turismo de Portugal.

Licença RNAAT Nº 669/2019

heartsintonature@gmail.com

Tel: (+351) 919 129 548

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Se quiser receber novidades sobre

os próximos passeios e atividades, subscreva a nossa newsletter mensal!

Obrigada por subscrever a newsletter!

© 2025 Hearts into Nature I Filipa Heitor

bottom of page